Oficina


Registro da aluna Sissi Lucena na oficina oferecida na PUC - SP - IV Seminário Web Currículo.


Resumo


Nós, como  seres humanos apreciamos  ouvir, ver e viver bons relatos, a narrativa é parte constitutiva da nossa essência, “Mais que Homo sapiens somos Homo fabulators” afirma o pesquisador de Narrativas Transmedias Carlos Scolari (2013, p.17) e são nessas histórias na qual nos relacionamos com “o outro”, estabelecemos laços, socializamos e aprendemos. O Storytelling, arte de contar histórias, é uma das práticas mais antigas da humanidade, que hoje no contexto da Cibercultura se reconfigura numa diversidade de linguagens, assim o Visual Storytelling é um dos fenômenos que interconecta imagem e texto nas redes sociais online.
O Instagram, é um aplicativo que se expandiu nos últimos anos e é também comumente escolhido por muitos Storytellers e profissionais dedicados à prática do fotojornalismo, publicitários, fotógrafos, artistas, utilizam o Instagram para denunciar, informar e narrar suas crônicas de viagem e histórias. Este aplicativo foi criado no ano 2010, nele as pessoas conseguem compartilhar fotos e vídeos de até 15 segundos. Sua principal caraterística é que permite a edição de fotos e vídeos com diversos filtros, e a incorporação dos hashtags, palavras chave ativadas com o símbolo #, que funcionam como hiperlinks conectando informações diversas. Nesta rede social as pessoas criam, partilham e divulgam suas autorias, suas histórias, convertendo-se assim num espaço propicio e instigante para o desenrolar de uma Visual  Storytelling.
Computadores portáteis,  Smartphones, Tablets são utilizados para acessar a internet e dispor do conhecimento no tempo e espaço que se necessite, o que possibilita novas práticas formativas e criativas nas cidades.
Diante deste contexto, o objetivo geral desta oficina é promover o uso do Visual Storytelling na plataforma do Instragam como uma prática formativa. Outro objetivo é vivenciar encontros. Um dos quais, um encontro particular para um encontro compartilhado. Um reencontro consigo e outro com seu dispositivo móvel, sempre presente em sua vida para falar desta última mesma. Juntaremos práticas ancestrais, a de criar imagens e a de contar histórias, e vamos mesclar técnicas com criação.
Como resultados da oficina, esperamos que os participantes:
  • Aprendam a utilizar as interface básicas do Instagram, como aplicativo de edição de imagem;
  • Conheçam o Visual Storytelling como um fenômeno potencial para práticas formativas;
  • Reflitam sobre as imagens digitais e suas interconexões na utilização de hastags;



Descrição da Oficina


A oficina se compõe de uma apresentação inicial do que é o Digital Storytelling e o Visual Storytelling, trazendo casos na rede social Instagram, sempre contextualizando com as práticas formativas (40 minutos). Em seguida iremos propor uma prática de ciração de Visual Storytelling a partir de um tema gerador, na qual os participantes irão vivenciar tanto técnicas quanto processos criativos (90 minutos). Num último momento, os participantes irão compartilhar suas produções no Instagram com um hashtag comum referente à oficina e ao evento, interagindo online (40 minutos).  
Não são necessários conhecimentos prévios por parte dos participantes.


Referêncial teórico e material de apoio:


D'AVILA, C.; SANTOS, E. Imagens Voláteis e Formação de Professores - Dispositivos Tecnologicos e Lúdicos para as práticas pedagógicas. Revista Entreideiais: Educação, Cultura e Sociedade. Volume III, N.02, 2014


LAMBERT, J. Digital Storytelling: capturing lives, creating community. Berkeley: Digital Diner Press, 2002.


MADDALENA, T.; SEVILLA PAVÓN, A. El Relato Digital como propuesta pedagógica en la formación continua de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 65, p.149-160, jul. 2014. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie65a09.pdf> (Acesso em 15/04/15).


SANTAELLA, L. Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo, Paulus: 2007.

SCOLARI, C. Narrativas Transmedia: cuando los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário